Chamada de trabalhos para o sexto número da revista on-line

Revista Épicas dedicado a Soror Maria de Mesquita Pimentel e o épico

Coordenação do número:

Fabio Mario da Silva

(Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/CLEPUL-Univ. de Lisboa)

Henrique Marques Samyn

(Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Dossiê temático: “Soror Maria de Mesquita Pimentel e o épico”

 

Soror Maria de Mesquita Pimentel foi uma monja cisterciense que viveu na cidade de Évora, no século XVII, professa do Mosteiro de São Bento de Cástris. Ela foi a primeira mulher portuguesa a escrever e publicar um texto épico, tendo uma obra publicada em vida, Memorial da Infância de Cristo e Triunfo do Divino Amor (primeira parte) de 1639, primeira parte duma trilogia épica também composta por Memorial dos Milagres de Cristo e Triunfo do Divino Amor (segunda parte) e Memorial da Paixão de Cristo e Triunfo do Divino Amor (terceira parte), manuscrito único depositado na Biblioteca Pública de Évora e que foi reeditado. Por isso, este número da Revista Épicas é dedicado a essa escritora que durante séculos permaneceu à margem da historiografia literária e deixou um legado de grande envergadura que dialoga com outras épicas, como Os Lusíadas e as epopeias homéricas. Além do dossiê, serão aceitos também textos para uma sessão “vária”, desde que relacionados aos temas épicos.

O prazo para o envio de propostas de artigos (revistaepicas@gmail.com), numa das línguas do CIMEEP, é 30 de agosto de 2019. O limite máximo é de 40.000 caracteres com espaços. Devem vir acompanhados de um resumo em inglês e na língua do artigo. Agradecemos que respeitem as normas para colaborações, que podem ser consultadas no site www.revistaepicas.com.

Todos os/as autores/as receberão uma resposta final do Conselho Editorial até 30 de setembro de 2019; e a publicação on-line está prevista para 15 de dezembro de 2019.